sábado, 17 de julho de 2010

Significado de Caretise

Caretice



Definição 

preconceito, dificuldade de aceitar o que é diferente, conservadorismo, defesa do status quo. O termo surgiu na década de 1960, junto com a revolução cultural em que se destacaram os hippies. Um careta, na época, era o oposto de um hippie, que adotava abertamente atitudes e comportamentos muito diferentes do que era aceito na época. Um careta rejeita estas diferenças e busca argumentos para defender os códigos de comportamento já consagrados pelo status quo (ou seja, o estabelecido). Quarenta anos depois do surgimento do conceito de caretice, os caretas viriam a adotar como belo, culto e bom muitas das atitudes, comportamentos e hábitos que antes eram considerados próprios apenas de loucos e viciados.



Nas décadas de 1960/70 os caretas ridicularizavam o uso de vestuário, cabelos compridos, liberdade sexual e outros estilos de vida dos hippies sob o único argumento de que "aquilo não era normal". Nos anos 1990 e 2000, o que era "anormal" está amplamente aceito pela sociedade a qual, no entanto, continua produzindo caretas. São pessoas que, seja individual ou coletivamente, têm dificuldade para aceitar comportamentos que consideram desviantes ou que não sejam amplamente aceitos - seja por religião, seja por genero ou por atitudes individuais ou ideológicas.


Interessante não é mesmo? estou achando que estamos regredindo, andando para trás, nem parece que estamos em pleno século 20, olha o que nós ja passamos, e agora somos caretas? é isso mesmo careta...estou achando a sociedade careta, retrógrada, meio perdida.
Afinal de contas porque não se aceita o diferente? o que é conceito certo e pré-estabelecido? qual atitude certa pra vc? e pra mim? o que é ser anormal? e normal? será que não não dá pra abrir a cabeça e organizar velhos tabus e tomar novas atitudes? vamos repensar....
 
Abraço
Marília

Nenhum comentário:

Postar um comentário